Atheneu Sergipense
  • Início
    • Sobre o Atheneu
    • Blog
  • AtheneuPlay
  • Atheneu ONU
    • Países
    • Comitês
    • Documentos
  • UQN
  • CEMAS
  • Agenda Atheneu
  • VirtuArte
abril 14, 2020 por Alex Felipe

Atheneu Sergipense inicia ciclo de palestras alusivas aos 150 anos da instituição

Atheneu Sergipense inicia ciclo de palestras alusivas aos 150 anos da instituição
abril 14, 2020 por Alex Felipe

Foto: Marília Odília/SEDUC

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, tradicional instituição de ensino da rede estadual, comemorará 150 anos de existência em 24 de outubro de 2020. Para comemorar a data, uma comissão mista formada por alunos, professores, equipe diretiva, pais de alunos e membros da Universidade Federal de Sergipe (UFS) já está elaborando a programação do evento festivo.

Uma das atividades relativas às comemorações será um ciclo de palestras que se iniciou na tarde desta terça-feira, 19, no auditório do Centro de Excelência, ministrada pela professora da UFS Eva Maria Siqueira Alves. Ela falou sobre o Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas), que guarda o acervo histórico desses 150 anos da instituição.

“O Atheneu Sergipense é a instituição mais importante em termos da história da educação em Sergipe. Foi criado em 1870, ficou até a década de 1940 sendo a única instituição pública de ensino secundário em Sergipe e não parou de funcionar em nenhum dia. Tivemos aqui várias personalidades sergipanas, entre alunos e professores, que se projetaram no cenário sergipano e nacional”, afirmou.

O diretor da unidade de ensino, Daniel Lemos, explicou que cada um da comissão está articulando como irá contribuir na programação das comemorações dos 150 anos do Atheneu. “Hoje estamos tendo a oportunidade de mostrar à comunidade escolar que nós temos uma riqueza documental, pois o que somos hoje, enquanto escola, foi construído em 150 anos. A comunidade já tem esse sentimento de pertencimento, mas a história valida todo esse processo de formação”, declarou.

Ele ainda destacou a importância do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas), uma sala dentro da própria instituição de ensino, a qual tem milhares de documentos que estão salvaguardados em um arquivo móvel organizado e limpo, com documentação e que já começou a ser digitalizada. “São 150 anos de documentação que estão na escola, fora mobiliários e materiais iconográficos que a escola produziu”, disse.

O Atheneu na história de Sergipe

Alunos e professores que assistiram à palestra mostraram o seu sentimento de pertencimento e destacaram a importância do Atheneu para a história de Sergipe. “Desde o século passado essa escola vem formando pessoas muito importantes paras o nosso Estado. É uma instituição forte, um centro de excelência onde os professores são bem instruídos para ministrarem aulas de qualidade, com muitas práticas”, disse o aluno Gabriel Seara, do 3º ano.

Já o professor Wilembergue Rodrigues Oliveira disse ter sido estudante do Atheneu e que se orgulha muito de fazer parte dessa História. “Estamos definindo as perspectivas do que será a celebração dos 150 anos do Atheneu, um evento grandioso que a sociedade e a escola esperam, já que nós somos a primeira escola pública de ensino médio e que contribuiu para a formação da sociedade sergipana”, declarou.

O professor Yuri Norberto também compartilhou sua opinião. “Quando a gente entra aqui, percebe a dimensão simbólica que é estar no Atheneu. Mas acredito que é muito importante também termos esse aspecto histórico, para sabermos exatamente o que é fazer parte dessa escola”, afirmou.

Dentro da própria unidade de ensino, o estagiário do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas) e aluno do curso de História da UFS, Aleff Wanderson Rocha Silva, é um dos responsáveis por cuidar de toda a documentação. “Aqui a gente catalogou tudo para facilitar a pesquisa de qualquer documentação, tanto por data quanto por tema. Pensar nesse local é uma questão de identidade, pois o Atheneu faz parte da história da educação de Sergipe, então o Cemas proporciona perspectivas a respeito dessa história”, disse.

Notícia publicada no site da SEDUC

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
Artigo anteriorAtheneu ONU: alunos simulam reunião de Conselho de Segurança da Organização das Nações UnidasPróximo artigo O ATHENEU SERGIPENSE

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Encerramento do ano letivo e promoção do alunonovembro 24, 2020
Iberê Thenório (Manual do Mundo) é o convidado do último Webinar do Atheneu ONUjulho 29, 2020
Comunicado sobre atividades à distânciajunho 6, 2020

contato

Secretaria (79) 3179 2023
Coord. Pedagógica (79) 3179 3670

Coord. Adm. Fin (79) 3179 3654
Direção (79) 3179 3671

1870 - 2020
Centro de Excelência Atheneu Sergipense
por Alex Melo e João Vitor Bertino