O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, visando adaptar-se ao novo contexto, tem buscado utilizar dos recursos tecnológicos disponíveis para se adequar à realidade em que nos encontramos. Sendo assim,após ampla pesquisa com pais e alunos ,em reunião optamos pelo retorno às atividades de forma remota. Serão disponibilizadas no site do Colégio as atividades nos mais diversos formatos: PDF, arquivos em PowerPoint, Podcast, Links, vídeos, videoaulas, lista de exercícios, indicação de vídeos etc. Também será disponibilizado o Canal de Comunicação via grupos de líderes no Whatsapp. Vamos integrar também com o Instagram, alinhando, assim, todos nossos canais de contato.
- Seguem informações sobre as atividades remotas:
a. Os conteúdos ministrados de forma remota serão revistos pelos professores em momento oportuno, de acordo com a necessidade e as dúvidas dos alunos, caso seja necessário;
b. Caso o aluno tenha dificuldade no acesso ao material, poderá entrar em contato com a Gestão da escola ou diretamente com a Equipe de Pedagogos para traçarmos uma estratégia a fim de possibilitar seu acesso às atividades . Estamos empenhados em alcançar todos os alunos;
c. Todo material disponibilizado pelos professores no site do Colégio (PDF, arquivos em PowerPoint, Podcast, Links, vídeos, videoaulas etc.) NÃO podem ser disponibilizados a terceiros.
Atenção: os pais são responsáveis pelos filhos quanto ao uso indevido de materiais, imagem e áudio de professores e colegas (aulas remotas e videoaulas).;
d. A nomenclatura dos arquivos das atividades remotas foi padronizada da seguinte forma: DATA – NÚMERO DA AULA – ASSUNTO. Se um arquivo disponibilizado estiver associado a outro arquivo, seguirá a nomenclatura padrão DATA – NÚMERO DA AULA – ASSUNTO acrescida da indicação do arquivo associado;
e. Os professores estão dosando o conteúdo e os exercícios visando um equilíbrio na demanda das atividades propostas por todas as disciplinas;
- Informações sobre o PowerPoint:
Alguns professores têm buscado otimizar os arquivos (PDF, em Powerpoint e outros) visando a economia de folhas de sulfites e impressões. Lembramos que os slides não precisam ser impressos, podem ser salvos no computador ou copiados no caderno (melhor seria para a fixação do conteúdo pelo aluno). Caso o aluno opte pela impressão, deve buscar habilitar a impressão para baixa qualidade (rascunho) e preto/branco, e optar pelo agrupamento dos slides em uma folha (os slides sairão sem fundo na impressão).
- Informações sobre a realização das VIDEOAULAS:
a. A realização das videoaulas é opcional aos professores. Cada professor tem o seu perfil, os seus recursos e suas possibilidades. Assim, nem todas as aulas remotas serão videoaulas e nem todas as disciplinas utilizarão desse recurso;
b. Disponibilização das videoaulas: As videoaulas não serão postadas no Grupo de Líderes, elas serão direcionadas aos alunos via links com o título referente a aula (DATA-AULA-ASSUNTO). Caso ocorra do link da videoaula não estar prontamente.
- Agenda
a. Será elaborada uma agenda semanal e diária, organizada por áreas do conhecimento. Por exemplo: Segunda-feira : Humanas , Terça: Linguagens etc … Isso objetiva otimizar o organizar a rotina de atividades com mais conforto para todos.
- Informações sobre o encaminhamento das atividades desenvolvidas pelos alunos aos professores:
a. O recebimento de atividades dos alunos pelos professores bem como a forma de devolutiva ocorrerá a critério de cada professor com prévia comunicação aos alunos.
- Informações sobre as atividades complementares:
As atividades complementares (indicação de Filmes, ou de links, ou de vídeo etc.) como o próprio nome diz, complementam o conteúdo desenvolvido na aula. São sugeridas objetivando uma maior compreensão do aluno ou aprofundamento do conteúdo.
- Informações sobre os Canais de Dúvidas:
Para dirimir as dúvidas das aulas remotas, os alunos possuem alguns canais:
a. Canal de comunicação do Whatsapp : O aluno escreverá sua dúvida , encaminhará para Pedagoga e aguardará o esclarecimento da dúvida pelo professor por escrito. Esse mecanismo não é chat, portanto, a resposta não ocorre de forma imediata. O professor tem o tempo em seu cronograma para responder as dúvidas. Os profefessores podem definir outras formas de contato para esclarecimento de dúvidas.
b. Videoconferência pré-agendada na aula regular: Caso, algum professor deseje poderá realizar Plantão de dúvidas por meio de videoconferência com o grupo de alunos, que será realizado no dia e horário agendados pelo professor. Os alunos poderão sair da videoconferência, à medida que forem sanando suas dúvidas.
ATENÇÃO: Reforçamos aos pais que vocês são responsáveis pelos filhos quanto ao uso indevido de imagem e áudio de professores e colegas (videoconferência).
Estamos todos, escola e família, empenhados para que nossos alunos continuem a vivenciar o aprendizado como parte de sua rotina, com responsabilidade e autonomia. Agradecemos o empenho e o companheirismo dos pais/responsáveis e professores que se somam nessa nobre missão de educar.
Com tanto que elas não sejam em excesso, está tudo bem