atheneuonu-logo

A maior simulação da América Latina!

Atheneu ONU 2023

5ª Edição do Atheneu ONU

Confira na íntegra tudo sobre a 5ª edição da maior simulação da ONU na América Latina.

Edição Especial Marieta Barbosa.

A 5ª edição discute a polarização política no mundo

A 5ª edição da maior simulação das Nações Unidas na América Latina ocorreu entre os dias 26, 27 e 29 de maio de 2023. Com layout inovado, os 3 dias de evento entra mais uma vez para a história da educação e para história de Sergipe como um projeto de formação política e acima de tudo cidadã.

Edição Especial Marieta Barbosa.

Fonte: Equipe do Senador Alessandro Vieira

Este ano, a edição recebeu o nome de uma importante educadora do estado de Sergipe, a saudosa professora Marieta Barbosa, falecida em março deste ano por complicações de um câncer. Marieta Barbosa atuou na rede pública estadual e municipal entregando competência e muita pedagogia. Entre 2015 e 2016 foi Superintendente Executiva da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), além também de atuar como conselheira do Conselho Estadual de Educação (CEE). Foi com muito regozijo que foi concedida uma Menção Honrosa à Professora Marieta na Solene Cerimônia de Abertura do Atheneu ONU 2023 na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. O filho de Marieta, Bruno Falcão recebeu das mãos do professor Yuri Norberto a menção honrosa pelo legado de grande importância e contribuição para educação sergipana exercido por sua mãe.

imagem menção honrosa marieta

No primeiro dia de evento, na sede do Tribunal de Justiça, a comissão do Atheneu ONU 2023 nas pessoas do Secretário Geral Rafael Gama, da Secretária Administrativa Mylena Lima, da Secretária Acadêmica Jouse Bala da Alto-Comissária de Justiça e Segurança Isadora Santana, do Alto-Comissário dos Direitos Humanos Júnior Paixão, e do Alto-Comissário para os Refugiados Pedro Daniel foi declarado o início das apresentações de um trabalho, realizado durante meses pelos alunos do Centro de Excelência Atheneu Sergipense. É o poder que a escola pública tem de transformar esses estudantes em protagonistas da própria história.

comissão

O dispositivo foi composto por importantes autoridades dos 3 poderes, executivo, legislativo e judiciário dentre elas, o presidente do Tribunal de Justiça Ricardo Múcio, o Vice-Governador e Secretário da educação Zezinho Sobral, os deputados estaduais Lidiane Lucena e Paulo Júnior e Luana Moraes Consultora do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. Lidiane Lucena e Paulo Júnio manifestaram em seu discurso a alegria de pela primeira vez estar participando da simulação e também sua admiração por ver tantos jovens engajados na política, tema que tende a ser repudiado ou enquadrado como chato para grande parte da parcela da população brasileira.

DIPLOMACIA E CIDADANIA

O sábado foi letivo para a galera do Atheneu, dia de exercitar e diplomacia e colocar o diálogo e as opiniões em confronto. Organizados em 5 comitês: UNICEF, METRÓPOLES, UNIC, COP 28 e ACNUR as discussões acerca dos problemas reais foram colocadas em pauta pelas 8 delegações presentes na simulação. Brasil, África do Sul, Rússia, Reino Unido, Egito, Austrália, Estados Unidos e China discutiram a polarização política no mundo e as consequências para diplomacia mundial no que tange a elaboração de políticas públicas para a preservação de direitos.

O período da tarde foi repleto de muito aprendizado e troca com os consultores convidados a comporem os comitês da maior simulação das Nações Unidas. ACNUR, que cuida dos assuntos para os refugiados teve como consultora a estudante do curso de Relações Internacionais da UFS, Raissa Amatori, que é cidadã italiana radicada no Brasil. A COP 28 ficou sob responsabilidade da Assessora Parlamentar do Senador Alessandro Vieira, Camila Godinho, pautando negociações sobre o meio ambiente. A UNIC, que trata sobre o combate a desinformação contou com a colaboração de Cleon Menezes, Secretário de Estado da Comunicação. O comitê METRÓPOLIS, pensando cidades inteligentes esteve com Breno Garibalde, vereador de Aracaju e também Arquiteto e Urbanista. UNICEF, contou com ninguém mais e ninguém menos que Iracy Mangueira, ex-aluna do Atheneu, a qual recebeu menção de agradecimento na cerimônia de abertura pelo seu permanente apoio ao projeto ,e Juíza Coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça.

Não há dúvidas de que o Atheneu ONU já entrou para a história, em 5 edições o projeto vem se destacando nacionalmente e faz brilhar o olhar dos amantes da educação e nos faz acreditar num país cada vez melhor, com cidadãos responsáveis e comprometidos com a verdade, com a democracia e com as instituições que nos garante direitos essenciais a vida. O Atheneu, uma escola mais que centenária, consegue unir não só dois lados, mas os diversos lados da sociedade. É no Atheneu que o diferente se encontra, entra em conflito e com muito diálogo e diplomacia negocia. Este ano o Atheneu ONU contou com a parceria dos estudantes da Universidade Federal de Sergipe, do curso de Relações Internacionais na elaboração dos guias de estudo, podcasts explicativos acerca do evento. Uma parceria que deu muito certo, permitindo o diálogo entre secundaristas e universitários na construção de uma educação de fato transformadora. Os integrantes do Dicotomia Podcast receberam menção de agradecimento pela comissão do Atheneu ONU na cerimônia de encerramento, um ato que demonstrou a profunda gratidão e alegria de uma parceria que deu super certo

GERAÇÃO Y

A manhã do dia 29 foi repleta de emoção com o encerramento da 5ª edição da simulação. Recebendo nomes como Danielle Garcia, que acompanha o projeto há duas edições e este ano está como madrinha do Atheneu ONU Mulheres, Érica Mitidieri, secretária da Assistência Social, Alessandro Vieira, Breno Garibalde e Maria Luiza, ex-aluna do Atheneu e Ativista Social foi declarada encerrada as atividades da 5ª edição do Atheneu ONU, a maior simulação da ONU na América Latina.

A cerimônia de encerramento foi composta também por um momento de muita emoção, enchendo muitos olhares de lágrimas, quando a Geração Y pretsou uma singela homenagem ao professor e coordenador do projeto Yuri Norberto. Este homem que aposta na educação pública e aposta em seus alunos. Esa é a força transformadora do Atheneu ONU. A força transformadora da Geração Y que há 5 edições põe esse projeto para frente e colabora para a construção de uma sociedade melhor e mais inclusiva.

Você pode conferir o vídeo de homenagem clicando no  link a seguir: https://www.instagram.com/reel/Cs1YfZBLOFo/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igshid=MmJiY2I4NDBkZg==

SIGAM: @atheneuonu / @maisatheneu

Por: Lucas Gama / @luscagbriel / @oabiudo